EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v6i1.123586Palavras-chave:
Educação Interprofissional, Práticas Interdisciplinares, Sistema Único de SaúdeResumo
A educação interprofissional (EIP) possibilita que discentes das Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) atuem em prol de melhorias e avanços no cuidado em saúde. Todavia, a concretização desse modelo educacional nos programas de residência ainda encontra barreiras. Assim, essa pesquisa teve como objetivo analisar a abordagem da EIP em projetos pedagógicos de cinco RMS (PPRMS) do Paraná. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo e transversal, do tipo análise documental. Primeiramente, fez-se atenta leitura dos projetos, tendo o Quadro Nacional de Competências Interprofissionais do Canadian Interprofessional Health Collaborative (CIHC) como referencial. Em seguida, um instrumento baseado na matriz orientadora para avaliação de contextos educacionais na perspectiva da EIP foi elaborado. Nessa matriz constavam 16 questões relacionadas aos objetivos, à fundamentação teórica, à estrutura e métodos de ensino-aprendizagem e aos mecanismos de avaliação da aprendizagem interprofissional. Os achados evidenciam a ausência de elementos importantes para efetivação da EIP e das práticas colaborativas no trabalho em saúde, como liderança colaborativa, resolução de conflitos interprofissionais, fundamentação teórica e avaliação da aprendizagem interprofissional. Por outro lado, o bom funcionamento da equipe, a comunicação interprofissional e o cuidado centrado no usuário, amplamente previstos nos documentos, dão perspectivas positivas em torno da consolidação da EIP nessas RMS.
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