IV FÓRUM BAIANO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
O PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO E O ESPAÇO DE FORMAÇÃO
Resumo
O IV Fórum Baiano de Atenção Primária à Saúde foi um evento organizado pela Liga de Atenção Primária à Saúde (LAPS) da Universidade Federal da Bahia. Sua concepção iniciou-se durante a reativação da LAPS (2020-2021), momento em que estudantes e docentes reuniram-se com interesse na formação de um grupo em defesa da Atenção Primária. Desse modo, no IV Fórum, pretendeu-se construir um espaço representativo das discussões tensionadas ao longo dos encontros semanais desse grupo nesse período, como os “Diálogos em Saúde” (atividade de extensão coordenada pela LAPS), ocorridos em mídias sociais eletrônicas. Assim, foram (re)estabelecidos contatos entre estudantes, pesquisadores, trabalhadores da saúde e movimentos sociais, que se juntaram às ações do evento. Dessarte, a reorganização da liga gerou como fruto a produção do Fórum, de modo que este projeto se tornou um meio para o desenvolvimento de esforços, interações e afetos nesse coletivo, consolidando a LAPS no processo. A essas pessoas, somaram-se aquelas alcançadas através da divulgação em redes sociais, capitaneada pela comissão de comunicação. Além dessa comissão, a produção do evento dispôs de coordenação, secretaria, comissão científica e de infraestrutura tecnológica. Essas equipes definiram agendas compartilhadas de trabalhos, debatidos em reuniões semanais. No evento, ocorrido em 27 e 28 de janeiro de 2022, a programação planejada ganhou corpo em salas de videoconferência e de transmissão ao vivo, nas quais foram debatidas e apresentadas proposições em educação e saúde coletiva, assumindo esse espaço como de formação e debate de concepções e práticas no âmbito da Atenção Primária à Saúde.
Palavras-chave: Relações Comunidade-Instituição. Atenção Primária à Saúde. Fórum de Discussão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Saberes Plurais: Educação na Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).