QUALIFICAÇÃO DO ACOLHIMENTO E DO ATENDIMENTO DA POPULAÇÃO TRANS PELOS TRABALHADORES DO SUS

UMA CARTILHA

Autores

Resumo

Os conhecimentos e as atitudes dos profissionais de saúde ao interagir com a população trans nem sempre se coadunam com o esperado sob o ponto de vista da integralidade e da competência desejadas em um sistema de saúde que preze a integralidade, o respeito e a dignidade humana. A disseminação de informação de qualidade pode contribuir para modificar a situação vigente rumo a patamares mais adequados. O objetivo deste trabalho foi elaborar uma cartilha para qualificação do acolhimento e atendimento da população trans para profissionais da saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). A metodologia incluiu uma revisão de literatura direcionada para a elaboração de cartilha, de janeiro de 2010 a outubro de 2021. Foram utilizados os termos “transexual” e “pessoas trans” para a busca, cada qual associado às expressões “discriminação em serviços de saúde” e “acesso à saúde”, nos idiomas português e inglês na Biblioteca Virtual em Saúde, PubMed e Google Scholar. Para elaboração da cartilha, foram apresentados e discutidos tópicos relativos a população trans sob o ponto de visto de histórico e contextos recentes; papel do Sistema Único de Saúde (SUS); desigualdades no sistema público de saúde brasileiro; Iniquidades no sistema público de saúde brasileiro e na área da saúde mental; saúde da mulher transexual no Brasil; e saúde do homem transexual no Brasil. Como produto do Mestrado Profissional, foi elaborada uma cartilha que considerou aspectos de conteúdo, linguagem, organização, layout, ilustração, aprendizagem e motivação. Materiais educativos como recursos na educação em saúde têm assumido um papel importante no processo de ensino-aprendizagem, principalmente em intervenções terapêuticas que abordam segmentos populacionais. Embora haja algumas limitações decorrentes, as cartilhas permitem às equipes de trabalhadores uma leitura posterior, reforçando as informações necessárias, servindo como guia de orientações para casos de dúvidas e auxiliando nas tomadas de decisões do cotidiano.

Palavras-chave: Pessoas Transgênero. Saúde Pública. Atenção à Saúde. Pessoal de Saúde. Educação Continuada. Materiais de Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinho Moraes de Lima II, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul

Graduação em Medicina pela Universidade Sul Fluminense. Especialização em Saúde da Família pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre(UFCSPA). Mestre no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Médico de Família e Comunidade e Preceptor do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul, RS

Publicado

2022-11-14

Como Citar

LIMA II, Marinho Moraes de. QUALIFICAÇÃO DO ACOLHIMENTO E DO ATENDIMENTO DA POPULAÇÃO TRANS PELOS TRABALHADORES DO SUS: UMA CARTILHA. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 51, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122709. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS