Vol. 17 No. 3 (2010)

Editorial

RITA, volume 17, números 1, 2, 3.

Luis C. Lamb

Lisandro Z. Granville

 

Este volume da Revista de Informática Teórica e Aplicada, publica artigos em diversas áreas da Ciência da Computação e de suas aplicações em outros domínios do conhecimento. A abrangência de áreas, característica histórica da RITA, reflete importante missão da nossa revista no contexto nacional. Esta missão é publicar resultados de estado-da-arte, para um grande público nacional e internacional, tendo como princípio o rigor acadêmico.

Os artigos publicados neste volume refletem o crescimento da área de Computação no Brasil, que hoje conta com dezenas de cursos de pós-graduação. Atualmente, a produção acadêmica nacional na área passa por momento de grande crescimento, tendo em vista sua relevância estratégica no contexto internacional. A RITA posiciona-se como revista muldisciplinar na qual a Computação, tanto em seus aspectos fundamentais, quando tecnológicos passam a ser ainda mais relevantes a todos os domínios do conhecimento.

Para melhor cumprir esta missão, a partir de 2010, a passamos a publicar os artigos da RITA em formato eletrônico. Este formato de publicação apresenta algumas características que nos parecem positivas, como: livre acesso, maior agilidade no trabalho editorial, redução do tempo de publicação dos artigos e maior número de artigos publicados por volume editado. Além disso, as novas formas de publicação em meio eletrônico, associados à mudanças culturais e à renovação da comunidade científica, demandam que as publicações ajustem seus modelos de negócio e suas formas de avaliação de artigos, publicação e divulgação de resultados científicos.

Finalmente, agradecemos o apoio da comunidade nacional à RITA, em particular aos revisores anônimos pelo seu trabalho voluntário. Também registramos nosso recohecimento ao doutorando Márcio Dorn e à Lourdes Tassinari pelo apoio no processo de editoração deste volume.

Published: 2011-03-30

Regular Papers

Case Studies