O lúdico como estratégia no cuidado à criança com câncer

Autores

  • Kálya Yasmine Nunes de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Viviane Euzébia Pereira Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Ludoterapia, Enfermagem oncológica, Criança hospitalizada.

Resumo

Objetivos: Compreender a influência do lúdico para o processo de cuidar, na percepção de crianças com câncer.
Método: Estudo qualitativo, exploratório descritivo, realizado em um setor de oncopediatria em Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Os dados foram coletados entre os meses de outubro de 2013 e janeiro de 2014, por meio de registros fotográficos e entrevista semiestruturada, com oito crianças, e analisados conforme a Análise de Conteúdo, destacando-se duas categorias de discussão: Os instrumentos auxiliares na ludicidade; e A influência do lúdico no processo de cuidar.
Resultados: As atividades lúdicas envolvem o assistir à televisão, o uso de computadores, os jogos e os brinquedos, a realização de desenhos, a brinquedoteca e o palhaço, os quais proporcionam diversão, sentimentos de alegria, distração e interação com outras pessoas.
Conclusão: Existem diversas atividades, no hospital, entendidas como lúdicas, todas as quais, para a criança, proporcionam benefícios para o seu processo de cuidar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kálya Yasmine Nunes de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e membro do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Viviane Euzébia Pereira Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem e Pós Graduação em Enfermagem e Líder do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Publicado

2015-06-29

Como Citar

1.
Lima KYN de, Santos VEP. O lúdico como estratégia no cuidado à criança com câncer. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 29º de junho de 2015 [citado 26º de abril de 2025];36(2):76-81. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/51514

Edição

Seção

Artigos Originais