O lúdico como estratégia no cuidado à criança com câncer

Autores/as

  • Kálya Yasmine Nunes de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Viviane Euzébia Pereira Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Ludoterapia, Enfermagem oncológica, Criança hospitalizada.

Resumen

Objetivos: Compreender a influência do lúdico para o processo de cuidar, na percepção de crianças com câncer.
Método: Estudo qualitativo, exploratório descritivo, realizado em um setor de oncopediatria em Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Os dados foram coletados entre os meses de outubro de 2013 e janeiro de 2014, por meio de registros fotográficos e entrevista semiestruturada, com oito crianças, e analisados conforme a Análise de Conteúdo, destacando-se duas categorias de discussão: Os instrumentos auxiliares na ludicidade; e A influência do lúdico no processo de cuidar.
Resultados: As atividades lúdicas envolvem o assistir à televisão, o uso de computadores, os jogos e os brinquedos, a realização de desenhos, a brinquedoteca e o palhaço, os quais proporcionam diversão, sentimentos de alegria, distração e interação com outras pessoas.
Conclusão: Existem diversas atividades, no hospital, entendidas como lúdicas, todas as quais, para a criança, proporcionam benefícios para o seu processo de cuidar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kálya Yasmine Nunes de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e membro do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Viviane Euzébia Pereira Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem e Pós Graduação em Enfermagem e Líder do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Publicado

2015-06-29

Cómo citar

1.
Lima KYN de, Santos VEP. O lúdico como estratégia no cuidado à criança com câncer. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 29 de junio de 2015 [citado 26 de abril de 2025];36(2):76-81. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/51514

Número

Sección

Artigos Originais