Teoria dos sintomas desagradáveis: subsídios para o manejo de sintomas em crianças e adolescentes oncológicos
Palabras clave:
Sintomas concomitantes, Neoplasias, Criança, Adolescente, Enfermagem oncológica.Resumen
Objetivo: Apresentar o panorama atual dos clusters de sintomas neuropsicológicos em crianças e adolescentes com câncer, na perspectiva da Teoria de Médio Alcance de Sintomas Desagradáveis.
Métodos: Estudo teórico-reflexivo baseado na literatura internacional e na análise crítica dos autores.
Resultados: A literatura científica apresenta resultados escassos internacionalmente e ausentes no Brasil, no que diz respeito aos clusters de sintomas neuropsicológicos em crianças e adolescentes com câncer. Esta é uma teoria consistente porque enfatiza a complexidade e a interação dos sintomas, as inter-relações entre os mesmos, os fatores que os influenciam e os resultados e consequências destes, corroborando o planejamento de intervenções de enfermagem em oncologia pediátrica.
Conclusão: Atualizar o conhecimento desse tema, bem como discutir as teorias que dão suporte à pesquisa e à prática clínica no manejo de sintomas, é parte fundamental para qualificar o cuidado de enfermagem.
Palavras-chave: Sintomas concomitantes. Neoplasias. Criança. Adolescente. Enfermagem oncológica.
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