Teoria dos sintomas desagradáveis: subsídios para o manejo de sintomas em crianças e adolescentes oncológicos
Keywords:
Sintomas concomitantes, Neoplasias, Criança, Adolescente, Enfermagem oncológica.Abstract
Objetivo: Apresentar o panorama atual dos clusters de sintomas neuropsicológicos em crianças e adolescentes com câncer, na perspectiva da Teoria de Médio Alcance de Sintomas Desagradáveis.
Métodos: Estudo teórico-reflexivo baseado na literatura internacional e na análise crítica dos autores.
Resultados: A literatura científica apresenta resultados escassos internacionalmente e ausentes no Brasil, no que diz respeito aos clusters de sintomas neuropsicológicos em crianças e adolescentes com câncer. Esta é uma teoria consistente porque enfatiza a complexidade e a interação dos sintomas, as inter-relações entre os mesmos, os fatores que os influenciam e os resultados e consequências destes, corroborando o planejamento de intervenções de enfermagem em oncologia pediátrica.
Conclusão: Atualizar o conhecimento desse tema, bem como discutir as teorias que dão suporte à pesquisa e à prática clínica no manejo de sintomas, é parte fundamental para qualificar o cuidado de enfermagem.
Palavras-chave: Sintomas concomitantes. Neoplasias. Criança. Adolescente. Enfermagem oncológica.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.