Registro dos dados de crescimento e desenvolvimento na caderneta de saúde da criança

Autores

  • Maria Aparecida Munhoz Gaíva Universidade Federal do Mato Grosso
  • Simone Mourão Abud Centro Universitário de Várzea Grande, MT (UNIVAG)

Palavras-chave:

Saúde da criança, Crescimento e desenvolvimento, Vigilância em saúde pública, Registros de saúde pessoal, Atenção primária à saúde.

Resumo

Objetivo: Analisar o preenchimento dos dados do crescimento e desenvolvimento na caderneta de saúde da criança.
Método: Estudo transversal, realizado em Cuiabá, Brasil, em 13 de agosto de 2011, com aplicação de formulário e observação direta de 950 cadernetas. Foram incluídas crianças menores de um ano, residentes em Cuiabá, acompanhadas da mãe ou do responsável e de posse da caderneta. Os dados foram analisados calculando-se a razão de prevalência (RP) e teste Qui-Quadrado, com nível de significância de 5%. O projeto foi aprovado por Comitê de Ética sob o parecer nº 882/2010.
Resultados: Das cadernetas analisadas, 95,4% do desenvolvimento e 79,6% dos gráficos de crescimento estavam com preenchimento incompleto ou ausente.
Conclusão: O baixo índice de preenchimento dos indicadores, crescimento e desenvolvimento, reforça a necessidade de sensibilização da população, de profissionais e gestores da saúde para a importância da caderneta, bem como investimentos na formação e capacitação dos profissionais quanto ao seu uso adequado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Munhoz Gaíva, Universidade Federal do Mato Grosso

Enfermeira. Professora Doutora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso.

Simone Mourão Abud, Centro Universitário de Várzea Grande, MT (UNIVAG)

Enfermeira. Professora Mestre do UNIVAG.

Publicado

2015-06-29

Como Citar

1.
Gaíva MAM, Abud SM. Registro dos dados de crescimento e desenvolvimento na caderneta de saúde da criança. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 29º de junho de 2015 [citado 28º de março de 2024];36(2):97-105. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/48427

Edição

Seção

Artigos Originais