Dinâmica musical: nova proposta metodológica no trabalho com gestantes em pré-natal
Palavras-chave:
Mulheres grávidas, Terceiro trimestre da gravidez, Música, Cuidado pré-natal, Cuidados de enfermagem, Educação em saúdeResumo
Trata-se de pesquisa qualitativa, utilizando Método Criativo e Sensível e Análise de Conteúdo. Objetiva conhecer como a gestante vivencia a utilização da música no processo ensino/aprendizado em pré-natal. Participaram sete gestantes primíparas, no terceiro trimestre gestacional. O estudo aconteceu na Unidade Básica de Saúde e salão paroquial, ambos em Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Para coleta, utilizou-se: dinâmica de criatividade e sensibilidade denominada dinâmica musical, entrevista semi-estruturada e observação. Os resultados desvelaram que a música facilita o processo ensino/aprendizado, favorecendo educador/enfermeiro nas atividades educativas, promovendo ambiente interativo, sonoro; propício à formação de vínculos e, educandos/gestantes, na compreensão da vivência gestacional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-06-04
Como Citar
1.
Xavier Ravelli AP, Corso da Motta M da G. Dinâmica musical: nova proposta metodológica no trabalho com gestantes em pré-natal. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 4º de junho de 2008 [citado 27º de abril de 2025];25(3):367. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/4530
Edição
Seção
Pesquisas
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.