Fatores associados ao aleitamento materno exclusivo na primeira semana de vida entre primíparas
Resumen
Objetivo: verificar fatores associados ao aleitamento materno exclusivo na primeira semana de vida entre primíparas.
Método: estudo longitudinal, com amostra probabilística de 102 primíparas assistidas em dois hospitais universitários localizados em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, no período de dezembro de 2023 a abril de 2024, com condições favoráveis ao aleitamento materno. Foi aplicado instrumento validado por experts. Aplicaram-se testes qui-quadrado e exato de Fisher. Realizou-se análise múltipla por meio da regressão de Poisson com variância robusta. O aleitamento materno exclusivo na primeira semana de vida consistiu na variável dependente.
Resultados: entre as primíparas, 70,6% permaneciam em aleitamento materno exclusivo na primeira semana de vida. Análise bivariada apontou associação entre tipo de aleitamento na alta hospitalar (p<0,001), intercorrências com o neonato após a alta (p=0,038) e uso de bicos (p< 0,001). A não exclusividade do aleitamento materno no momento da alta e uso de bicos explicaram a não exclusividade na primeira semana de vida.
Conclusão: identificados fatores que podem interferir no aleitamento materno e sua exclusividade após a alta hospitalar. Recomenda-se reflexão sobre práticas e uso restrito de fórmulas e bicos, reforçando-se a importância de suporte e apoio profissional inclusive e fortemente, na transição do hospital para o domicílio.
Descritores: Aleitamento Materno; Desmame; Paridade; Recém-Nascido; Período Pós-Parto.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.