Fatores associados ao aleitamento materno exclusivo na primeira semana de vida entre primíparas
Abstract
Objetivo: verificar fatores associados ao aleitamento materno exclusivo na primeira semana de vida entre primíparas.
Método: estudo longitudinal, com amostra probabilística de 102 primíparas assistidas em dois hospitais universitários localizados em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, no período de dezembro de 2023 a abril de 2024, com condições favoráveis ao aleitamento materno. Foi aplicado instrumento validado por experts. Aplicaram-se testes qui-quadrado e exato de Fisher. Realizou-se análise múltipla por meio da regressão de Poisson com variância robusta. O aleitamento materno exclusivo na primeira semana de vida consistiu na variável dependente.
Resultados: entre as primíparas, 70,6% permaneciam em aleitamento materno exclusivo na primeira semana de vida. Análise bivariada apontou associação entre tipo de aleitamento na alta hospitalar (p<0,001), intercorrências com o neonato após a alta (p=0,038) e uso de bicos (p< 0,001). A não exclusividade do aleitamento materno no momento da alta e uso de bicos explicaram a não exclusividade na primeira semana de vida.
Conclusão: identificados fatores que podem interferir no aleitamento materno e sua exclusividade após a alta hospitalar. Recomenda-se reflexão sobre práticas e uso restrito de fórmulas e bicos, reforçando-se a importância de suporte e apoio profissional inclusive e fortemente, na transição do hospital para o domicílio.
Descritores: Aleitamento Materno; Desmame; Paridade; Recém-Nascido; Período Pós-Parto.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.