Experiências de usuários de profilaxia pré-exposição ao HIV durante a inundação em Porto Alegre
Resumo
Objetivo: Compreender as experiências de usuários de profilaxia pré-exposição ao vírus da imunodeficiência humana durante a inundação em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Método: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Participaram 25 usuários, e a coleta dos dados ocorreu por entrevistas semiestruturadas, realizadas por telefone, no período de maio a julho de 2024. Adotou-se a análise de conteúdo do tipo temática.
Resultados: Os resultados foram organizados em duas categorias empíricas: “Desgraça coletiva: repercussões para o cotidiano”, que revelou sentimentos de perda, medo e instabilidade emocional diante do desastre, e “Acabou a PrEP: estratégias e (des)continuidade”, com uma subcategoria, “Relação com o (Des)Serviço. Foram evidenciadas interrupções no acesso à medicação, falhas na comunicação institucional e sensação de insegurança em relação à manutenção do cuidado.
Conclusão: A continuidade do uso da PrEP foi comprometida durante o desastre, demonstrando a necessidade de políticas públicas que garantam o cuidado contínuo em contextos adversos, por meio de protocolos de emergência e de uma comunicação clara e acessível.
Descritores: Profilaxia Pré-Exposição; HIV; Inundações; Desastres Naturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.