Experiências de usuários de profilaxia pré-exposição ao HIV durante a inundação em Porto Alegre

Autores

  • Deise Taurino Ramos
  • Camila Rocha Silveira
  • Amiry Monteiro Sanca
  • Tiago Sousa Paiva
  • Rosana Maffacciolli
  • Deise Lisboa Riquinho

Resumo

Objetivo: Compreender as experiências de usuários de profilaxia pré-exposição ao vírus da imunodeficiência humana durante a inundação em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Método: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Participaram 25 usuários, e a coleta dos dados ocorreu por entrevistas semiestruturadas, realizadas por telefone, no período de maio a julho de 2024. Adotou-se a análise de conteúdo do tipo temática.
Resultados: Os resultados foram organizados em duas categorias empíricas: “Desgraça coletiva: repercussões para o cotidiano”, que revelou sentimentos de perda, medo e instabilidade emocional diante do desastre, e “Acabou a PrEP: estratégias e (des)continuidade”, com uma subcategoria, “Relação com o (Des)Serviço. Foram evidenciadas interrupções no acesso à medicação, falhas na comunicação institucional e sensação de insegurança em relação à manutenção do cuidado.
Conclusão: A continuidade do uso da PrEP foi comprometida durante o desastre, demonstrando a necessidade de políticas públicas que garantam o cuidado contínuo em contextos adversos, por meio de protocolos de emergência e de uma comunicação clara e acessível.
Descritores: Profilaxia Pré-Exposição; HIV; Inundações; Desastres Naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-06-29

Como Citar

1.
Taurino Ramos D, Rocha Silveira C, Monteiro Sanca A, Sousa Paiva T, Maffacciolli R, Lisboa Riquinho D. Experiências de usuários de profilaxia pré-exposição ao HIV durante a inundação em Porto Alegre. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 29º de junho de 2025 [citado 28º de agosto de 2025];46. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/148476