Experiências de usuários de profilaxia pré-exposição ao HIV durante a inundação em Porto Alegre
Abstract
Objetivo: Compreender as experiências de usuários de profilaxia pré-exposição ao vírus da imunodeficiência humana durante a inundação em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Método: Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Participaram 25 usuários, e a coleta dos dados ocorreu por entrevistas semiestruturadas, realizadas por telefone, no período de maio a julho de 2024. Adotou-se a análise de conteúdo do tipo temática.
Resultados: Os resultados foram organizados em duas categorias empíricas: “Desgraça coletiva: repercussões para o cotidiano”, que revelou sentimentos de perda, medo e instabilidade emocional diante do desastre, e “Acabou a PrEP: estratégias e (des)continuidade”, com uma subcategoria, “Relação com o (Des)Serviço. Foram evidenciadas interrupções no acesso à medicação, falhas na comunicação institucional e sensação de insegurança em relação à manutenção do cuidado.
Conclusão: A continuidade do uso da PrEP foi comprometida durante o desastre, demonstrando a necessidade de políticas públicas que garantam o cuidado contínuo em contextos adversos, por meio de protocolos de emergência e de uma comunicação clara e acessível.
Descritores: Profilaxia Pré-Exposição; HIV; Inundações; Desastres Naturais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.