Educação dos profissionais de enfermagem sobre saúde mental puerperal: estudo antes e depois

Autores/as

  • Raquel Gomes de Oliveira Tomaza
  • Ana Paula Almeida Brito
  • Maria Luiza Gonzalez Riesco

Resumen

Objetivo: Elaborar material educativo e qualificar os profissionais de enfermagem sobre saúde mental puerperal.
Método: Estudo quase-experimental, tipo antes e depois, realizado de agosto-dezembro/2023, com 41 profissionais de enfermagem  da maternidade de um hospital-escola, em São Paulo. Foram seguidas as etapas de planejamento, intervenção educativa e auditorias pré e pós intervenção recomendadas pelo JBI. Os dados foram coletados mediante questionário e a intervenção foi composta por exposição dialogada, vídeos e jogo educativo. Diferenças percentuais foram adotadas para análise da intervenção.
Resultados: As taxas de conformidade dos critérios auditados antes e depois foram: Os profissionais de saúde recebem educação e treinamento contínuos sobre saúde mental e depressão perinatal (0%-100%); As mulheres são avaliadas quanto ao seu estado emocional após o parto (92,7%-97,5%); Companheiros são incluídos nas orientações sobre saúde mental pós-parto (41,7%-96,9%); A equipe de enfermagem orienta mães e parceiros sobre os sinais e sintomas de tristeza pós-parto esperados, encorajando-os a buscarem uma avaliação mais aprofundada em caso de piora ou persistência por mais de duas semanas (22,0%-77,5%).
Conclusão: A educação dos profissionais de enfermagem contribuiu para o aumento da conformidade dos critérios auditados, sugerindo que o treinamento contribuiu para melhorar o conhecimento e a prática dos profissionais de enfermagem.
Descritores: Depressão Pós-Parto; Prática Clínica Baseada em Evidências; Profissionais de Saúde; Capacitação em Serviço; Enfermagem Obstétrica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-05-30

Cómo citar

1.
Gomes de Oliveira Tomaza R, Almeida Brito AP, Gonzalez Riesco ML. Educação dos profissionais de enfermagem sobre saúde mental puerperal: estudo antes e depois. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 30 de mayo de 2025 [citado 29 de agosto de 2025];46. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/147876

Número

Sección

Artigos Originais