Educação dos profissionais de enfermagem sobre saúde mental puerperal: estudo antes e depois
Abstract
Objetivo: Elaborar material educativo e qualificar os profissionais de enfermagem sobre saúde mental puerperal.
Método: Estudo quase-experimental, tipo antes e depois, realizado de agosto-dezembro/2023, com 41 profissionais de enfermagem da maternidade de um hospital-escola, em São Paulo. Foram seguidas as etapas de planejamento, intervenção educativa e auditorias pré e pós intervenção recomendadas pelo JBI. Os dados foram coletados mediante questionário e a intervenção foi composta por exposição dialogada, vídeos e jogo educativo. Diferenças percentuais foram adotadas para análise da intervenção.
Resultados: As taxas de conformidade dos critérios auditados antes e depois foram: Os profissionais de saúde recebem educação e treinamento contínuos sobre saúde mental e depressão perinatal (0%-100%); As mulheres são avaliadas quanto ao seu estado emocional após o parto (92,7%-97,5%); Companheiros são incluídos nas orientações sobre saúde mental pós-parto (41,7%-96,9%); A equipe de enfermagem orienta mães e parceiros sobre os sinais e sintomas de tristeza pós-parto esperados, encorajando-os a buscarem uma avaliação mais aprofundada em caso de piora ou persistência por mais de duas semanas (22,0%-77,5%).
Conclusão: A educação dos profissionais de enfermagem contribuiu para o aumento da conformidade dos critérios auditados, sugerindo que o treinamento contribuiu para melhorar o conhecimento e a prática dos profissionais de enfermagem.
Descritores: Depressão Pós-Parto; Prática Clínica Baseada em Evidências; Profissionais de Saúde; Capacitação em Serviço; Enfermagem Obstétrica.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.