Terapia comportamental em mulheres idosas com incontinência urinária: validação de conteúdo de um protocolo
Resumen
Objetivo: Elaborar e validar o conteúdo de um protocolo de terapia comportamental para melhorar a incontinência urinária de mulheres idosas.
Método: Trata-se de um estudo metodológico para a elaboração e validação do conteúdo de um protocolo a ser aplicado com mulheres idosas com incontinência urinária. Foi realizado em duas fases: 1) elaboração do protocolo a partir de revisão de literatura, NANDA-I e NIC; 2) validação de conteúdo, por meio da avaliação do protocolo por especialistas, em grupo focal.
Resultados: Na validação do protocolo participaram cinco especialistas. A análise do protocolo ocorreu aos seis dias de novembro de 2023. Os itens avaliados foram: 1) Educação sobre incontinência urinária; 2) Avaliação de comportamento pelo diário miccional; 3) Identificação da perda urinária pelo teste do absorvente; 4) Propriocepção; 5) Avaliação da força dos músculos do assoalho pélvico; 6) Exercícios perineais. A análise dos dados seguiu três etapas: pré-análise; exploração do material; tratamento e interpretação dos dados, recorrendo-se à técnica de análise de conteúdo temática por frequência. Assim, dos seis itens, quatro receberam concordância total.
Considerações finais: O protocolo é aplicável por enfermeiros. Consideram-se conteúdo e apresentação do protocolo válidos para a implementação da intervenção no tratamento da incontinência urinária em mulheres idosas.
Descritores: Incontinência urinária; Idoso; Protocolos clínicos; Enfermagem em reabilitação; Pesquisa em enfermagem clínica.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.