Terapia comportamental em mulheres idosas com incontinência urinária: validação de conteúdo de um protocolo
Abstract
Objetivo: Elaborar e validar o conteúdo de um protocolo de terapia comportamental para melhorar a incontinência urinária de mulheres idosas.
Método: Trata-se de um estudo metodológico para a elaboração e validação do conteúdo de um protocolo a ser aplicado com mulheres idosas com incontinência urinária. Foi realizado em duas fases: 1) elaboração do protocolo a partir de revisão de literatura, NANDA-I e NIC; 2) validação de conteúdo, por meio da avaliação do protocolo por especialistas, em grupo focal.
Resultados: Na validação do protocolo participaram cinco especialistas. A análise do protocolo ocorreu aos seis dias de novembro de 2023. Os itens avaliados foram: 1) Educação sobre incontinência urinária; 2) Avaliação de comportamento pelo diário miccional; 3) Identificação da perda urinária pelo teste do absorvente; 4) Propriocepção; 5) Avaliação da força dos músculos do assoalho pélvico; 6) Exercícios perineais. A análise dos dados seguiu três etapas: pré-análise; exploração do material; tratamento e interpretação dos dados, recorrendo-se à técnica de análise de conteúdo temática por frequência. Assim, dos seis itens, quatro receberam concordância total.
Considerações finais: O protocolo é aplicável por enfermeiros. Consideram-se conteúdo e apresentação do protocolo válidos para a implementação da intervenção no tratamento da incontinência urinária em mulheres idosas.
Descritores: Incontinência urinária; Idoso; Protocolos clínicos; Enfermagem em reabilitação; Pesquisa em enfermagem clínica.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.