Rede de atenção à saúde de crianças com zika vírus na perspectiva de profissionais

Autores

  • Gleice Kelli Santana de Andrade
  • Sonia Silva Marcon
  • Adriane Pires Batiston
  • Eliane Tatsch Neves
  • Viviane Cazetta de Lima Vieira
  • Jennyfer Soares de Sá
  • Júnior Cezar de Souza Benedito
  • Elen Ferraz Teston

Resumo

Objetivo: Conhecer a perspectiva dos profissionais de saúde atuantes na atenção especializada acerca da assistência ofertada às crianças com Síndrome Congênita do Zika vírus na Rede de Atenção à Saúde.
Método: Estudo qualitativo realizado em Campo Grande-MS por meio de entrevista semiestruturada, entre setembro e outubro de 2020, com 12 profissionais atuantes em um serviço de referência para pessoas com deficiência física e intelectual. Utilizou-se a análise temática de Minayo e os subsídios teóricos do modelo de atenção às condições crônicas para interpretação.
Resultados: A assistência na rede é fragilizada por aspectos relacionados ao acesso, acompanhamento e integração entre os diferentes profissionais/serviços. As potencialidades  envolvem a efetivação do sistema de referência e contrarreferência, a comunicação/integração entre esses serviços e a capacitação dos profissionais.
Considerações finais: Os participantes percebem quea assistência éinfluenciada pela disponibilidade de profissionais capacitados para atuar em rede e a otimização do acesso e seguimento nos diferentes pontos de atenção.
Descritores: Zika virus. Criança. Doença crônica. Continuidade da assistência ao paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-10-24

Como Citar

1.
Santana de Andrade GK, Silva Marcon S, Pires Batiston A, Tatsch Neves E, Cazetta de Lima Vieira V, Soares de Sá J, et al. Rede de atenção à saúde de crianças com zika vírus na perspectiva de profissionais. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 24º de outubro de 2023 [citado 29º de agosto de 2025];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/136397

Edição

Seção

Artigos Originais