Rede de atenção à saúde de crianças com zika vírus na perspectiva de profissionais

Autores/as

  • Gleice Kelli Santana de Andrade
  • Sonia Silva Marcon
  • Adriane Pires Batiston
  • Eliane Tatsch Neves
  • Viviane Cazetta de Lima Vieira
  • Jennyfer Soares de Sá
  • Júnior Cezar de Souza Benedito
  • Elen Ferraz Teston

Resumen

Objetivo: Conhecer a perspectiva dos profissionais de saúde atuantes na atenção especializada acerca da assistência ofertada às crianças com Síndrome Congênita do Zika vírus na Rede de Atenção à Saúde.
Método: Estudo qualitativo realizado em Campo Grande-MS por meio de entrevista semiestruturada, entre setembro e outubro de 2020, com 12 profissionais atuantes em um serviço de referência para pessoas com deficiência física e intelectual. Utilizou-se a análise temática de Minayo e os subsídios teóricos do modelo de atenção às condições crônicas para interpretação.
Resultados: A assistência na rede é fragilizada por aspectos relacionados ao acesso, acompanhamento e integração entre os diferentes profissionais/serviços. As potencialidades  envolvem a efetivação do sistema de referência e contrarreferência, a comunicação/integração entre esses serviços e a capacitação dos profissionais.
Considerações finais: Os participantes percebem quea assistência éinfluenciada pela disponibilidade de profissionais capacitados para atuar em rede e a otimização do acesso e seguimento nos diferentes pontos de atenção.
Descritores: Zika virus. Criança. Doença crônica. Continuidade da assistência ao paciente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-10-24

Cómo citar

1.
Santana de Andrade GK, Silva Marcon S, Pires Batiston A, Tatsch Neves E, Cazetta de Lima Vieira V, Soares de Sá J, de Souza Benedito JC, Ferraz Teston E. Rede de atenção à saúde de crianças com zika vírus na perspectiva de profissionais. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 24 de octubre de 2023 [citado 3 de mayo de 2025];44. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/136397

Número

Sección

Artigos Originais