Avaliação de Quarta Geração enquanto percurso para a Translação do Conhecimento na saúde mental

Autores

  • Fabiane Machado Pavani
  • Ananda Ughini Bertoldo Piresa
  • Christine Wetzel
  • Agnes Olschowsky
  • Maria de Lourdes Custódio Duarte

Resumo

Objetivo: Discutir o uso da metodologia da Avaliação de Quarta Geração como um percurso teórico-metodológico potente para implementação da Translação do Conhecimento na saúde mental infantojuvenil.
Método: Compreende a descrição das etapas e do trabalho de campo de uma pesquisa que avaliou as práticas em saúde mental voltadas aos adolescentes em um Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil, entre agosto e dezembro de 2018, com a equipe assistencial do
serviço.
Resultados: A utilização de estratégias para envolver os trabalhadores em todas as etapas, a construção do conhecimento de maneira dialética, a adaptação do percurso ao campo – com a realização de intervenções sugeridas pelos participantes – e o próprio percurso da pesquisa,em sua condição de produto/resultado, viabilizam a interface com a Translação do Conhecimento.
Considerações finais: As características discutidas possibilitam sugerir que se utilize a  Avaliação como alternativa à implementação da Translação, sobretudo no campo da saúde mental.
Palavras-chave: Avaliação em saúde. Ciência translacional biomédica. Saúde mental

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-06-16

Como Citar

1.
Machado Pavani F, Ughini Bertoldo Piresa A, Wetzel C, Olschowsky A, Custódio Duarte M de L. Avaliação de Quarta Geração enquanto percurso para a Translação do Conhecimento na saúde mental. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 16º de junho de 2023 [citado 3º de maio de 2025];44. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/133268

Edição

Seção

Artigos Originais