Avaliação de Quarta Geração enquanto percurso para a Translação do Conhecimento na saúde mental
Resumen
Objetivo: Discutir o uso da metodologia da Avaliação de Quarta Geração como um percurso teórico-metodológico potente para implementação da Translação do Conhecimento na saúde mental infantojuvenil.
Método: Compreende a descrição das etapas e do trabalho de campo de uma pesquisa que avaliou as práticas em saúde mental voltadas aos adolescentes em um Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil, entre agosto e dezembro de 2018, com a equipe assistencial do
serviço.
Resultados: A utilização de estratégias para envolver os trabalhadores em todas as etapas, a construção do conhecimento de maneira dialética, a adaptação do percurso ao campo – com a realização de intervenções sugeridas pelos participantes – e o próprio percurso da pesquisa,em sua condição de produto/resultado, viabilizam a interface com a Translação do Conhecimento.
Considerações finais: As características discutidas possibilitam sugerir que se utilize a Avaliação como alternativa à implementação da Translação, sobretudo no campo da saúde mental.
Palavras-chave: Avaliação em saúde. Ciência translacional biomédica. Saúde mental
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.