A parceria de cuidados pelo olhar dos pais de crianças com necessidades especiais de saúde
Palabras clave:
Criança. Enfermagem. Doença crônica. Pais. Cuidadores.Resumen
Objetivo: Compreender como foi experienciada a parceria de cuidados pelos pais de crianças com necessidades especiais de saúde.
Método: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado no período de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014. Como método utilizou-se a narrativa. A população correspondeu aos pais de crianças internadas num serviço de medicina de um Hospital Pediátrico em Portugal. A amostra foi constituída por 10 pais. A recolha de dados contemplou a caracterização sociodemográfica e a entrevista de orientação etnobiográfica. Depois de transcritas as entrevistas originaram 10 narrativas de experiências de parceria dos pais com a equipa de enfermagem.
Resultados: Constatou-se enquanto oportunidades de parceria a capacitação dos pais e a tomada de decisão em parceria, estabelecidas num processo relacional, dinâmico, singular e contínuo.
Conclusão: As oportunidades de parceria são pressupostos fundamentais para a prestação de cuidados com foco de atenção na criança e nos pais enquanto recursos da mesma.
Palavras-chave: Criança. Enfermagem. Doença crônica. Pais. Cuidadores.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da Revista ser de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições própria, em aplicações educacionais e não-comerciais, estando licenciados sob uma Licença Creative Commons tipo (CC) BY-NC.