A parceria de cuidados pelo olhar dos pais de crianças com necessidades especiais de saúde
Keywords:
Criança. Enfermagem. Doença crônica. Pais. Cuidadores.Abstract
Objetivo: Compreender como foi experienciada a parceria de cuidados pelos pais de crianças com necessidades especiais de saúde.
Método: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado no período de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014. Como método utilizou-se a narrativa. A população correspondeu aos pais de crianças internadas num serviço de medicina de um Hospital Pediátrico em Portugal. A amostra foi constituída por 10 pais. A recolha de dados contemplou a caracterização sociodemográfica e a entrevista de orientação etnobiográfica. Depois de transcritas as entrevistas originaram 10 narrativas de experiências de parceria dos pais com a equipa de enfermagem.
Resultados: Constatou-se enquanto oportunidades de parceria a capacitação dos pais e a tomada de decisão em parceria, estabelecidas num processo relacional, dinâmico, singular e contínuo.
Conclusão: As oportunidades de parceria são pressupostos fundamentais para a prestação de cuidados com foco de atenção na criança e nos pais enquanto recursos da mesma.
Palavras-chave: Criança. Enfermagem. Doença crônica. Pais. Cuidadores.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this Journal belong to the author, with first publication rights belonging to the Journal. Given that the Journal is a public access publication, articles can be used free of charge in educational and non-commercial applications.