PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO NA AMÉRICA LATINA

Autores/as

  • Bruna Pedroso Canever Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Marta Lenise do Prado Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Vânia Marli Schubert Backes Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Diana Coelho Gomes Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palabras clave:

Educação Superior, Educação em Enfermagem, Enfermagem

Resumen

Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, com abordagem qualitativa, que teve como objetivo
conhecer o panorama da produção científica em Educação em Enfermagem latino-americana para compreender
como está sendo conduzida a formação dos futuros enfermeiros. A coleta de dados foi feita na base de dados
Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, no período entre 2005 e agosto de 2012.
Os descritores utilizados foram: Educação Superior, Currículo, Ensino, todos associados ao descritor “Educação
em Enfermagem”. Fizeram parte dos resultados desta pesquisa 82 estudos. A partir da leitura completa dos estudos, emergiram as seguintes categorias: “Currículo”, “Docentes”, “Processo Ensino-Aprendizagem”, “Estudantes” e “Avaliação”. Os resultados identificaram a preocupação dos autores na formação do enfermeiro com questões relativas à postura crítica e ações de cuidado integral à comunidade. É preciso avançar em relação à adoção de referencial teórico emancipador, que necessita ser incorporado e discutido entre as instâncias formadoras do enfermeiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruna Pedroso Canever, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN).

Marta Lenise do Prado, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Pesquisadora do CNPq. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Vice-Líder do Grupo de Pesquisas em Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN).

 

Vânia Marli Schubert Backes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Pesquisadora do CNPq. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Líder do Grupo de Pesquisas em Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN).

Diana Coelho Gomes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Enfermeira. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN).

Publicado

2013-02-05

Cómo citar

1.
Canever BP, do Prado ML, Schubert Backes VM, Gomes DC. PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO NA AMÉRICA LATINA. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 5 de febrero de 2013 [citado 26 de abril de 2025];33(4):211-20. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/25449

Número

Sección

Artigos de Revisão Sistemática