Efeito do uso de aplicativo móvel no conhecimento sobre vírus da imunodeficiência humana entre universitários

Autores/as

  • Yndiara Kássia da Cunha Soares
  • Telma Maria Evangelista de Araújo
  • José Wicto Pereira Borges
  • Elaine Maria Leite Rangel Andrade
  • Adélia Dalva da Silva Oliveira
  • Inês Fronteira

Resumen

Objetivo: Avaliar o efeito do uso de aplicativo móvel no conhecimento sobre vírus da imunodeficiência humana entre universitários.
Método: Estudo de intervenção do tipo antes e depois, com 196 universitários, no período de agosto a dezembro de 2018. A intervenção consistiu no uso do aplicativo móvel educ@aids por 15 dias. Foram realizadas análises univariadas, por meio de estatísticas descritivas simples e para comparação do conhecimento antes e após intervenção foi utilizado o Teste de McNemar.
Resultados: Houve melhora no conhecimento após uso do educ@aids nas variáveis relacionadas ao conhecimento acerca da transmissão do vírus; conhecimento acerca do tratamento, cura e prevenção; conhecimento de outras informações sobre o vírus da imunodeficiência humana.
Conclusão: O uso do educ@aids aumentou o conhecimento sobre o vírus daimunodeficiência humana entre os universitários da saúde.

Palavras-chave: Síndrome de imunodeficiência adquirida. Conhecimento. Aplicativos móveis. Smartphone. Estudantes. Tecnologia da informação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-08-01

Cómo citar

1.
Yndiara Kássia da Cunha Soares, Telma Maria Evangelista de Araújo, José Wicto Pereira Borges, Elaine Maria Leite Rangel Andrade, Adélia Dalva da Silva Oliveira, Inês Fronteira. Efeito do uso de aplicativo móvel no conhecimento sobre vírus da imunodeficiência humana entre universitários. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 1 de agosto de 2022 [citado 11 de mayo de 2025];43. Disponible en: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126338

Número

Sección

Artigos Originais