A parceria de cuidados pelo olhar dos pais de crianças com necessidades especiais de saúde

Autores

  • João Manuel Nunes de Oliveira Alves
  • José Joaquim Penedos Amendoeira
  • Zaida Borges Charepe

Palavras-chave:

Criança. Enfermagem. Doença crônica. Pais. Cuidadores.

Resumo

Objetivo: Compreender como foi experienciada a parceria de cuidados pelos pais de crianças com necessidades especiais de saúde.

Método: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado no período de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014. Como método utilizou-se a narrativa. A população correspondeu aos pais de crianças internadas num serviço de medicina de um Hospital Pediátrico em Portugal. A amostra foi constituída por 10 pais. A recolha de dados contemplou a caracterização sociodemográfica e a entrevista de orientação etnobiográfica. Depois de transcritas as entrevistas originaram 10 narrativas de experiências de parceria dos pais com a equipa de enfermagem.

Resultados: Constatou-se enquanto oportunidades de parceria a capacitação dos pais e a tomada de decisão em parceria, estabelecidas num processo relacional, dinâmico, singular e contínuo.

Conclusão: As oportunidades de parceria são pressupostos fundamentais para a prestação de cuidados com foco de atenção na criança e nos pais enquanto recursos da mesma.

Palavras-chave: Criança. Enfermagem. Doença crônica. Pais. Cuidadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-28

Como Citar

1.
Alves JMN de O, Amendoeira JJP, Charepe ZB. A parceria de cuidados pelo olhar dos pais de crianças com necessidades especiais de saúde. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 28º de novembro de 2017 [citado 29º de março de 2024];38(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/78322

Edição

Seção

Artigos Originais