Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está formatado usando o template da revista e foi enviado em formato Microsoft Word
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O(s) autor(es) deve(m) ter vínculo atual ou recente com curso de graduação, devendo anexar um comprovante em anexo no processo de submissão.

Instruções para Autores

ATENÇÃO, IMPORTANTE

Bem-vindas/os autoras/es

Para que sua submissão seja aceita e enviada para avaliação, atente para o seguinte no preenchimento dos campos no formulário:

  • Forneça seu registro de ORCID. Caso não possua um, registre-se gratuitamente em https://orcid.org/ 

  • Informe corretamente sua afiliação institucional (instituição, cidade, país). Caso seja pesquisador/a independente, coloque esta informação. Descreva também uma curta biografia sua, para ser publicada junto com o trabalho, caso seja aprovado.

  • Somos uma revista feita por e para a graduação, aceitamos submissões de graduandos/as e, recém formados/as com até um semestre após a formatura. Por isso, o/a autor/a deve comprovar vínculo atual ou recente com curso de graduação, anexando um comprovante ou atestado de matrícula, ou, diploma de até um semestre passado, caso seja recém formado/a.

  • Aceitamos Artigos, Ensaios, Resenhas e Entrevistas na categoria “Trabalhos Científicos”; e Desenhos, Fotografias, Colagens e Pinturas na categoria “Trabalhos Artísticos”. 

  • A Revista Todavia publica trabalhos científicos inéditos, em português. Ao submeter um trabalho científico a Todavia, as autoras e autores se comprometem a não enviá-lo a outras publicações enquanto o mesmo estiver em processo de análise em nossa revista. 

  • Para alargar a captação de colaborações, a Todavia faz ampla divulgação de seus números em seu website, nas redes sociais e em boletins de associações profissionais de Humanidades.

  • Ao submeter um trabalho, o autor abre mão de seus direitos autorais voluntariamente.
 
RECOMENDAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS
A revista Todavia demanda de seus colaboradores que enviem seus trabalhos (Artigos, Ensaios, Resenhas e Entrevistas) em conformidade com as seguintes normas:
  • Feita a primeira submissão no site, é obrigatório o envio da mesma por e-mail, conforme as seguintes instruções:

    1. No campo “contato”: revistatodaviaufrgs@gmail.com.

    2. No campo “assunto”: Submissão de [Adicione o modelo do trabalho: {Artigo, Resenha, Ensaio, Entrevista, Trabalho Artístico}.

    3. No corpo do texto: adicionar vínculo institucional dos/as autores/as, nomes, contato/s de e-mail, e, breve/s biografia/s para aparecer no trabalho caso seja publicado. 

    4. Para que os/as pareceristas não tenham acesso à identidade dos/as autores/as, não deverão constar os nomes dos autores/as ou os nomes de seus/as orientadores/as no corpo do trabalho. Estes dados deverão ser incluídos apenas na primeira nota de rodapé.

    5. O e-mail enviado deverá ter 2 (dois) anexos:

           5.1. Anexo 1. Trabalho: o documento deve constar como nome do arquivo Word, o título do artigo, sem seu subtítulo após .doc. 

Obs: Para detalhes sobre a estrutura interna do artigo, consultar a seção “Orientações para autoras/es” mais abaixo.

           5.2. Anexo 2. Documento que comprove vínculo atual ou recente com algum curso de graduação. Como dito acima, pode ser um comprovante ou atestado de matrícula, ou, diploma de até um semestre passado, caso seja recém formado/a.

 

NORMAS PARA TRABALHOS CIENTÍFICOS - ARTIGOS, ENSAIOS, RESENHAS E ENTREVISTAS

  • Os Trabalhos Científicos devem ser enviados on-line em:https://seer.ufrgs.br/revistatodavia/index

  • O número máximo de autores por trabalho científico é quatro.

  • Os Trabalhos Científicos devem ser submetidos usando como base o template disponível no link: link 
  • Deverá ser indicado a origem do artigo/ensaio em nota de rodapé, por exemplo: trabalho de conclusão, trabalho de iniciação científica, trabalho para disciplina, iniciativa própria/autônomo, etc.. Quando a origem do trabalho remeter a uma disciplina, o autor deve explicitar, na nota de rodapé, o nome e o ministrante da mesma, a fim de evitar que o parecerista seja o professor da respectiva disciplina. Para resguardar o sigilo, o editor vai retirar o nome do ministrante da versão enviada ao parecerista. 
  • Na submissão de trabalhos, devem obrigatoriamente ser informados na plataforma SEER os seguintes dados de cada autor: nome, ORCID, e-mail, afiliação institucional (especificando cidade, estado e país da instituição), e, documento que comprove vínculo recente com curso de graduação (atestado ou comprovante de matrícula).

  • Os Trabalhos Científicos devem ser enviados em Word, sem identificação das/os autoras/es ou qualquer outra que possa identificá-las/os. Esses dados constarão na versão final, caso o artigo seja aprovado para publicação. Atente para as propriedades do documento. Elimine as marcas digitais que possam identificá-la/o.

  • Na redação, observe as normas da ABNT em relação a fontes e espaçamentos. 

 

NORMAS PARA ARTIGOS

  1. Ter entre 10 a 20 laudas – incluindo referências, bibliografia e resumo. Papel A4 (21 cm X 29,7 cm);
  2. Os Artigos devem vir acompanhados de um resumo escrito em espaço simples, no mesmo idioma, com até 150 palavras, e de três a cinco palavras-chave. 

 NORMAS PARA ENSAIO

  1. Ter entre 5 a 10 laudas – incluindo referências, bibliografia e resumo. Papel A4 (21 cm X 29,7 cm);
  2. Os Ensaios devem vir acompanhados de um resumo escrito em espaço simples, no mesmo idioma, com até 150 palavras, e de três a cinco palavras-chave.

NORMAS PARA RESENHAS

  1. Ter entre 3 a 6 laudas – não incluindo as referências e o resumo (para este as normas são iguais para artigos);
  2. As Resenhas devem vir acompanhadas de um resumo escrito em espaço simples, no mesmo idioma, com até 150 palavras, e de três a cinco palavras-chave. 
  3. No início da resenha deverá, obrigatoriamente, ser indicado o título e autor da obra a ser resenhada. 

NORMAS PARA ENTREVISTAS

  1. Ter entre 3 a 6 laudas – não incluindo as referências e o resumo (para este as normas são iguais para artigos);
  2. As Entrevistas devem vir acompanhadas de um resumo escrito em espaço simples, no mesmo idioma, com até 150 palavras, e de três a cinco palavras-chave. 
  3. No início da entrevista deverá, obrigatoriamente, ser apresentado uma breve biografia do autor/pesquisador a ser entrevistado

 

NORMAS PARA CITAÇÕES

  1. Paráfrase (Indireta ou Livre): quando o nome do autor estiver no corpo do texto, colocar somente a primeira letra maiúscula – por exemplo, Saramago (2005); se o nome estiver entre parênteses, usar letra maiúscula e o ano da obra – por exemplo, (SARAMAGO, 2005). OBS.: Só colocar número da página quando for possível, pois a citação indireta pode ser de uma obra inteira ou de um capítulo;
  2. Transcrição (Direta ou textual): quando as citações possuem até 3 linhas, são inseridas entre aspas no texto, sem alterar o tamanho da fonte e o espaço, indicando no final o autor, ano e página entre parênteses (SARAMAGO, 2005, p.51); ou, de acordo com Saramago, “citação inserida no texto” (2005, p.25). Citações com mais de 3 linhas seguem a seguinte formatação: 4 cm de margem esquerda, em Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificada, sem recuo na primeira linha e sem aspas.

 

TRABALHOS ARTÍSTICOS - DESENHOS, FOTOGRAFIAS, COLAGENS E PINTURAS

  1. A Revista Todavia somente publicará os seguintes trabalhos artísticos: desenhos, fotografias, colagens, pinturas e charges. 

  2. Os trabalhos artísticos devem ser enviados on-line em: https://seer.ufrgs.br/revistatodavia/index

  3. Os trabalhos artísticos devem ser anexados em um dos seguintes formatos: “jpeg” ou “jpg” junto com documento que comprove vínculo recente com curso de graduação (atestado ou comprovante de matrícula).

  4. Os trabalhos artísticos serão apreciados e selecionados pelos editores da revista, de acordo com a sua pertinência para área de Ciências Sociais e Humanidades e conformidade com a publicação. 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.