Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Todavia é um periódico de publicação eletrônica voltado para a divulgação da produção acadêmica de estudantes de graduação, ou recém formados/as, com temas ligados às áreas de Humanidades. Trata-se de uma revista acadêmica semestral, organizada e publicada pelo Programa de Educação Tutorial em Ciências Sociais - PET Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Tem como objetivos principais estimular a publicação de trabalhos científicos e artísticos de estudantes de graduação e propiciar um espaço para discussão de temas acadêmicos concernentes às Humanidades.
Diretrizes de Publicação
DESK REVIEW
Os manuscritos são submetidos online e encaminhados à Editoria de Publicação da Revista Todavia para avaliação inicial. Essa etapa consiste na observação da pertinência da submissão ao escopo da revista e aos aspectos formais especificados nas Diretrizes para Autores, além da relevância e originalidade do tema e a adequação da abordagem teórico-metodológica utilizada. Todos os textos são submetidos a análise de plágio com o auxílio de softwares, para que a originalidade das publicações possa ser verificada.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES
A partir da avaliação inicial positiva, adota-se o processo de revisão por pares double-blind review (anônimo para os revisores e para os autores). Serão indicados dois revisores ad hoc, os quais deverão emitir um parecer com a análise do texto segundo os critérios definidos abaixo. Os avaliadores observam os seguintes critérios:
- Relevância do tema abordado para a área de Humanidades;
- Adequação do título, resumo e palavras-chaves ao conteúdo;
- Consistência da argumentação teórica; clareza do tema, dos objetivos e dos argumentos; qualidade da escrita;
- Relação entre abordagem teórica e análise empírica dos dados;
- Consistência, atualização e pertinência da bibliografia, da metodologia e das referências utilizadas;
- Adequação das ilustrações e tabelas ao texto apresentado (quando for o caso).
Finalizada a avaliação pelos pares, os artigos passam pela decisão final dos editores e dos organizadores, embasada nos pareceres emitidos pelos especialistas. O resultado final da avaliação será encaminhado aos autores e a publicação do artigo seguirá a periodicidade da revista: semestral. Nossas edições serão disponibilizadas na plataforma SEER e em nossos perfis nas redes sociais e acadêmicas (Academia.edu).
Periodicidade
Semestral.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Sponsors
- Programa de Educação Tutorial - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - Ministério da Educação.
Histórico do periódico
Revista Todavia é um periódico publicado e organizado pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PET CSo - UFRGS). A primeira publicação data de 2009, tendo sido elaborada de forma autônoma por alunos da graduação de Ciências Sociais da UFRGS e direcionada apenas para o curso, sendo portanto uma das primeiras revistas da graduação em Ciências Sociais no Brasil. Ao longo destes anos, o periódico passou por inúmeras reformulações e, atualmente, recebe trabalhos de outras graduações em humanidades, além de trabalhos artísticos.
A seleção final de artigos publicados segue critérios editoriais similares aos das revistas acadêmicas em geral: os artigos são enviados em resposta à um edital divulgado nacionalmente, cada artigo é submetido à avaliação de dois consultores "ad hoc" especialistas na temática em pauta, e a avaliação dos artigos resguarda o sigilo dos autores ("blind review"). Todo o processo é supervisionado por um comitê editorial formado por bolsistas PET e por professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além de contar atualmente com a parceria do PET Letras da mesma universidade. Os resultados servem como mostra da qualidade da produção científica de graduandos, e revela que esta se encontra, frequentemente, em condições de dialogar com a produção oriunda de outros níveis da carreira.