POSSIBILIDADES E SUGESTÕES PARA A PRODUÇÃO DE UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ANTROPOLOGIA

Autori

Parole chiave:

Trabalho de Conclusão de Curso, Antropologia Social, Antropologia Visual, Relato de Experiência

Abstract

Este ensaio apresenta uma versão transcrita e ampliada de uma fala proferida no evento TCCendo 2025, promovido pelo PET Ciências Sociais – UFRGS. O trabalho visa construir possibilidades, informações e rotas para a produção de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Ciências Sociais, com foco na Antropologia Social. Neste trabalho apresento os caminhos e rotas que tracei para a construção do meu TCC, discorrendo sobre os processos que deram forma à pesquisa e ao trabalho escrito. No TCC, desenvolvo um relatório de experiência e uma pesquisa que resultou em um curso de extensão no Ensino Médio sobre análise de imagens. Busco pontuar informações pertinentes para graduandos na área, debatendo os desafios e possibilidades de construção de um trabalho que, para muitos, se mostra desafiador. 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Gabriel Cortezi Schefer Cardoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Antropologia Social na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduado em Ciências Sociais (licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integra o grupo Arte, Política e Experimentação Etnográfica (PPGAS/UFRGS); o Grupo de Estudos em Educação e Transgressão (GEETRANS/FACED/UFRGS); Núcleo de Antropologia Visual (NAVISUAL/PPGAS/UFRGS); e o LAPSO - Antropologia da Moral e da Política (PPGAS/UFRGS).

##submission.downloads##

Pubblicato

2026-08-31

Come citare

CORTEZI SCHEFER CARDOSO, Gabriel. POSSIBILIDADES E SUGESTÕES PARA A PRODUÇÃO DE UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ANTROPOLOGIA. Revista Todavia, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 22–30, 2026. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/revistatodavia/article/view/152554. Acesso em: 11 set. 2026.

Fascicolo

Sezione

Ensaios