PARA ALÉM DA ACADEMIA:

práticas situadas e mediações socioantropológicas em contextos comunitários

Auteurs

  • Elloiza de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mots-clés :

Ciências Sociais Aplicadas, Extensão Universitária, Arte Urbana, Mediação Social, Território

Résumé

O presente ensaio discute as possibilidades de inserção profissional das Ciências Sociais para além do campo acadêmico tradicional, com ênfase na atuação em contextos comunitários e culturais. A reflexão fundamenta-se em uma experiência extensionista vinculada à disciplina Práticas de Pesquisa Social Aplicada, desenvolvida em parceria com o Coletivo Abrigo, no âmbito do projeto cultural “Viva Elizabeth”, realizado no bairro Sarandi, em Porto Alegre. O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições das Ciências Sociais na mediação entre universidade e comunidade e investigar como são postos os impactos socioculturais e econômicos da rota artística do grafite nas percepções de segurança e no desenvolvimento da economia local. A metodologia utilizada foi a narrativa explicativa com base no trabalho qualitativo etnográfico desenvolvido durante a disciplina extensionista. Com base nas observações e narrativas coletadas no trabalho, foi possível compreender que os impactos deste projeto tiveram como resultados dois aspectos principais, o aspecto estético, relacionado às implicações estéticas da rota na percepção dos moradores locais. E os aspectos sociais, relacionados aos efeitos da rota na vida da comunidade do bairro. O trabalho deste modo, busca apontar para a intersecção da atuação de cientistas sociais em projetos comunitários e culturais promovidos pela inserção em projetos extensionistas universitários configurando, assim, um espaço privilegiado de experimentação profissional, no qual se tornam visíveis as múltiplas possibilidades de atuação de cientistas sociais. Desta forma, o potencial das Ciências Sociais na sistematização de demandas, na construção de narrativas e no fortalecimento institucional de coletivos culturais e sociais, reafirma sua relevância na articulação entre produção de conhecimento e intervenção social.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Elloiza de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com experiência em pesquisa nas áreas de violência, violência de gênero, feminicídio, instituições, poder, antropologia do direito, moral, ética e religiosidades.

Téléchargements

Publiée

2026-05-06

Comment citer

DE LIMA, Elloiza. PARA ALÉM DA ACADEMIA:: práticas situadas e mediações socioantropológicas em contextos comunitários. Revista Todavia, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 253–262, 2026. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/revistatodavia/article/view/153721. Acesso em: 3 août. 2026.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático - Para onde vão os Cientistas Sociais?