Caso Navio N-T Norma (REsp n. 1.114.398/PR) e a Teoria do Risco Integral em Matéria Ambiental

Autores

  • Ana Luiza Gomes Martins
  • Sabrina Jiukoski da Silva

Resumo

O presente artigo objetiva identificar se o Superior Tribunal de Justiça acolhe, ou não, a teoria do risco integral no âmbito da responsabilidade civil ambiental a partir do método de estudo de caso. Para tanto, o caso escolhido é o acidente ocasionado pelo Navio N-T Norma (REsp. n. 1.114.398/PR), julgado pela Corte sob o rito dos recursos repetitivos em 08 de fevereiro de 2012 (Tema n. 438). Diante disso, conclui-se que a Corte reconhece a aplicação da teoria do risco integral nas hipóteses de danos ambientais, mas os fundamentos utilizados para justificar tal aplicação não a instituem. A Corte entende que a aplicação da teoria advém da norma (art. 225, §3º, da CRFB/88 e art. 14, §1º, da Lei n. 6.938/81) e do princípio do poluidor-pagador, mas os artigos mencionados apenas dispõem sobre a aplicação da responsabilidade civil objetiva em matéria ambiental e o princípio do poluidor-pagador também não traça verdadeiro fundamento, tanto que a aplicação das demais teorias do risco, em regra, não seriam uma afronta a tal princípio. Além do mais, a posição adotada acaba por ser contraditória, visto que a Corte entende que o nexo causal é fator aglutinante e indispensável para caracterizar o dever de indenizar e, ao mesmo tempo, defende a inviabilidade de suas excludentes de causalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Gomes Martins

Bacharela em Direito pela Uni­versidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa de Direito Civil Contem­porâneo (UFSC/CNPq). Assessora juírica no Poder Judiciário de Santa Catarina.

Sabrina Jiukoski da Silva

Doutoranda e mestra em Direito pelo Pro­grama de Pós-Graduação em Direito da Uni­versidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Substituta de Direito Civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa de Direito Civil Contem­porâneo e do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil (IBERC).

Downloads

Publicado

2024-08-31

Como Citar

GOMES MARTINS, A. L.; JIUKOSKI DA SILVA, S. Caso Navio N-T Norma (REsp n. 1.114.398/PR) e a Teoria do Risco Integral em Matéria Ambiental. Revista da Faculdade de Direito da UFRGS, Porto Alegre, n. 55, p. 304–324, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/revfacdir/article/view/124597. Acesso em: 23 abr. 2025.