Middle class and public services in Brazil: commodity boom, economic crisis, and protests for a better public transportation system

Autores

  • Andre Castro Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.22456/0104-6594.84103

Palavras-chave:

Public utilities, riots and mobs, middle class, quality of life, developing countries, Serviços públicos, Manifestações e multidões, Classe média, Qualidade de vida, Países em desenvolvimento, Sociologia do Direito, Direito Constitucional

Resumo

RESUMO

O objetivo deste trabalho é estudar o baixo nível atual de qualidade dos serviços públicos no Brasil, a fim de identificar uma relação entre a má qualidade de tais prestações e os protestos que vêm ocorrendo cada vez mais frequentemente no país. Entre outras demandas, alguns protestos foram inicialmente contra a baixa qualidade dos serviços prestados à população, especialmente o transporte público. Uma das principais razões para essa insatisfação é a recente ascensão da classe média nos países em desenvolvimento. Essa ascensão está aumentando a parcela de participação nos processos decisórios (a classe média representa cerca de metade da população brasileira), e esse engajamento está moldando novas demandas por políticas públicas mais voltadas para seus valores. A classe média tem um forte poder de consumo de bens e serviços privados: essa influência levou as empresas privadas a modelar seus produtos e serviços de acordo com suas preferências, mas os governos ainda estão oferecendo serviços de menor qualidade do que a classe média está disposta a receber. Esse descompasso leva a uma constante insatisfação pública e pode continuar a causar novas manifestações contra as atuais políticas públicas.

 

PALAVRAS-CHAVE

Serviços públicos. Manifestações e multidões. Classe média. Qualidade de vida. Países em desenvolvimento.

ABSTRACT

The purpose of this paper is to study the current low level of quality of public services in Brazil, in order to identify a relation between the bad quality of such provisions and the protests that have increasingly taken place in the country. Among other requests, some protests were initially against the low quality of services provided to population, especially public transportation. One main reason for this dissatisfaction is the recent rise of the middle class in developing countries. Such ascension is increasing their share of participation in the decision-making processes (the middle class represents roughly half of the population in Brazil), and this engagement is shaping new demands for public policies oriented more towards their values. The middle class has a strong power of consumption of goods and private services: this influence led private companies to model their products and services to their preferences, but governments are still delivering lower quality services than the middle class is willing to receive. This mismatch leads to constant public dissatisfaction and may continue to cause further riots against the running of current public policies.

 

KEYWORDS

Public utilities. Riots and mobs. Middle class. Quality of life. Developing countries.


 

 

 

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

CARVALHO, A. C. Middle class and public services in Brazil: commodity boom, economic crisis, and protests for a better public transportation system. Revista da Faculdade de Direito da UFRGS, Porto Alegre, v. 1, n. 39, 2018. DOI: 10.22456/0104-6594.84103. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/revfacdir/article/view/84103. Acesso em: 28 mar. 2024.