AS ESFERAS DOS DIREITOS

DA CONSTATAÇÃO DA LÓGICA ATUAL AO ESBOÇO DE UMA VISÃO ALTERNATIVA

Autores

Resumo

O presente estudo analisa a lógica atual dos direitos. De modo delimitado, examina, sob a perspectiva da Filosofia do Direito, a concepção de direitos e a compreensão do papel do Estado prevalecentes na sociedade contemporânea. Assimiladas as ideias centrais que conduzem ao entendimento do Estado como sujeito do dever de proteção e de promoção dos direitos, assumindo o Poder Judiciário protagonismo como agente de efetivação, passa-se ao esboço de uma visão alternativa. Esta pesquisa é dividida em duas partes. Na primeira, sintetizam-se compreensões do neoconstitucionalismo a respeito dos direitos e do Estado, com destaque para a teoria de Ronald Dworkin. Na segunda, são abordadas quatro esferas sociais básicas dos direitos, constituídas por instituições que têm o dever de realizar o bem próprio de cada esfera, ao qual correspondem direitos a que as pessoas fazem jus, além da proposta de John Finnis relativa à subsidiariedade do Estado quanto à dinâmica adequada das relações sociais na comunidade completa. Ao final, conclui-se que a compreensão das instituições que constituem cada esfera de direitos corrobora a afirmação de que o ser humano não é apenas o primeiro titular desses direitos, mas também dos deveres que lhes estão correlacionados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elton Somensi de Oliveira, PUCRS

Doutor e mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS. Professor da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordenador do curso de graduação em Direito da Escola de Direito da PUCRS. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Fundamentos do Direito e dos direitos, na Escola de Direito da PUCRS. Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Filosofia do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, filosofia do direito, metodologia jurídica, razão prática e democracia. Interesse em Filosofia do Direito, principalmente considerando a relação entre Direito, Política e Ética sob a perspectiva da lei natural.

Guilherme Schoeninger Vieira, PUCRS

Doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre e bacharel em Direito pela PUCRS, com láurea acadêmica, destaque acadêmico, e troféu São Marcelino Champagnat. Professor de cursos de especialização na Escola de Direito da PUCRS. Editor científico da Revista da AJURIS.

Referências

BARZOTTO, Luis Fernando. Os Direitos Humanos como Direitos Subjetivos: da dogmática jurídica à ética. Revista do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

BARZOTTO, Luis Fernando. Positivismo, neoconstitucionalismo e ativismo judicial. In: ALVAREZ, Alejandro Montiel; TEIXEIRA, Anderson Vichinkeski; FELONIUK, Wagner Silveira. (Org.). Perspectivas do discurso jurídico: argumentação, hermenêutica e cultura. Porto Alegre: DM, 2015.

BARZOTTO, Luis Fernando. Vida boa e bem comum: uma resenha a Michael Sandel. Revista Brasileira de Direito, v. 30, 2021.

DWORKIN, Ronald. Levando os direitos a sério. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

DWORKIN, Ronald. O Direito como interpretação. In: TEIXEIRA, Anderson Vichinkeski; OLIVEIRA, Elton Somensi de. (Org.). Correntes contemporâneas do pensamento jurídico. Barueri: Manole, 2010.

DWORKIN, Ronald. O império do Direito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FINNIS, John. A virtude e a constituição. In: _________. Ensaios – Volume 3: Direitos humanos e bem comum. São Paulo: Molokai, 2023.

FINNIS, John. Governo limitado. In: _________. Ensaios – Volume 3: Direitos humanos e bem comum. São Paulo: Molokai, 2023.

FINNIS, John. Introdução. In: _________. Ensaios – Volume 3: Direitos humanos e bem comum. São Paulo: Molokai, 2023.

FINNIS, John. Lei natural e direitos naturais. São Leopoldo: Unisinos, 2007.

MACEDO JUNIOR, Ronaldo Porto. Do xadrez à cortesia: Dworkin e a teoria do direito contemporânea. São Paulo: Saraiva, 2013.

MASSINI-CORREAS, Carlos Ignacio. Facticidad y razón en el Derecho: análisis crítico de la iusfilosofía contemporánea. Buenos Aires: Marcial Pons, 2014.

SANDEL, Michael. Justiça – o que é fazer a coisa certa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

SOUZA JUNIOR, Cezar Saldanha. A supremacia do Direito no Estado Democrático e seus modelos básicos. Porto Alegre: [s.n.], 2002.

SOUZA JUNIOR, Cezar Saldanha. Consenso e democracia constitucional. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2002.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

SOMENSI DE OLIVEIRA, E.; SCHOENINGER VIEIRA, G. AS ESFERAS DOS DIREITOS: DA CONSTATAÇÃO DA LÓGICA ATUAL AO ESBOÇO DE UMA VISÃO ALTERNATIVA . Revista da Faculdade de Direito da UFRGS, Porto Alegre, n. 56, p. 71–86, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/revfacdir/article/view/143673. Acesso em: 23 abr. 2025.