Hermenêutica dos direitos fundamentais no ordenamento jurídico angolano

Autores

Resumo

O artigo incide sobre o processo de reconhecimento e consolidação dos direitos fundamentais no sistema jurídico constitucional angolano, tendo por base o itinerário histórico associado aos processos políticos, económicos, sociais e jurídicos, desde 1975 até a data actual. O objectivo é de trazer ao de cima, a hermenêutica dos direitos fundamentais na visão constitucional, tendo por base a experiência das outras geografias jurídicas. O artigo reconduz a visão global dos direitos fundamentais e uma aproximação conceptual dos direitos fundamentais, seguidamente, percurso histórico dos Direitos Fundamentais no sistema jurídico Angolano, na Iª, IIª e IIIª Repúblicas e, por último, faz uma análise a aplicação, restrições e reserva de Lei, circunscrevendo igualmente, na limitação e suspensão do regime dos direitos fundamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João A. Francisco, Universidade Católica de Angola

Doutor em Direito, Professor de Direito Internacional Público e Metodologia de Investigação em Direito - Faculdade de Direito da Universidade Católica de Angola (FDUCAN), Director do Centro de Investigação do Direito (CID), Investigador do Centro de Direitos Humanos e Cidadania. Orcid: https://orcid.org/0009-0005-2867-4642. Email: fran.joan@ucan.edu

Downloads

Publicado

2024-08-31

Como Citar

FRANCISCO, J. A. Hermenêutica dos direitos fundamentais no ordenamento jurídico angolano. Revista da Faculdade de Direito da UFRGS, Porto Alegre, n. 55, p. 78–108, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/revfacdir/article/view/142216. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Autores Convidados