Behavioral economics e defesa do consumidor: uma aproximação pertinente?
Resumo
Objetiva-se demonstrar como a Behavioral Economics e o Direito do Consumidor se entrelaçam e podem se valer uma da outra para a explicação de fenômenos e a construção de soluções que atendam ao ditame constitucional da tutela consumerista. O método dedutivo foi aplicado pelo enfrentamento do princípio da vulnerabilidade do consumidor e de seu cotejo com a racionalidade limitada dos agentes, base teórica do comportamentalismo para demonstrar a viabilidade da aproximação juseconômica. Foi imprescindível demonstrar a impossibilidade de se negar a feição econômica do Direito do Consumidor e como tal constatação pode contribuir para melhor compreensão e efetivação da tutela consumerista. Concluiu-se a convergência entre a vulnerabilidade consumerista e a racionalidade limitada, o que permite a utilização da Behavioral Economics para explicar os fenômenos do superendividamento do consumidor e do Financiamento Coletivo/Crowdfunding, bem como para apresentar possíveis soluções e medidas de incentivo para os aludidos fenômenos.
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