Projeto de Extensão Jogando para Aprender: possibilidades do ensino das capacidades coordenativas e táticas básicas para escolares

Auteurs

  • Eraldo dos Santos Pinheiro Educação Física - UFPEL
  • Patricia Machado da Silva Educação Física - UFPEL
  • Patrícia da Rosa Louzada da Silva Educação Física - UFPEL
  • Vivian Hernandez Botelho Educação Física - UFPEL

Résumé

A prática esportiva na infância é de grande importância pelo fato de o esporte ser um fenômeno de natureza educacional (KORSAKAS, 2009). No entanto, compreendê-lo como um fenômeno social e cultural demanda identificar e adequar às manifestações do esporte, seja de rendimento, de participação ou educacional aos contextos de sua atuação. Uma vez que o ensino do esporte na escola é atribuído aos professores de Educação Física (EF), dessa forma relacionado a utilizá-lo como uma ferramenta pedagógica, os docentes devem fomentar uma prática educacional e não um espaço que reproduz sem discutir o que é transmitido nas grandes mídias sobre esporte de rendimento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2019-04-15

Comment citer

PINHEIRO, E. dos S.; SILVA, P. M. da; SILVA, P. da R. L. da; BOTELHO, V. H. Projeto de Extensão Jogando para Aprender: possibilidades do ensino das capacidades coordenativas e táticas básicas para escolares. Revista da Extensão, Porto Alegre, n. 17, p. 26–34, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/revext/article/view/90765. Acesso em: 26 avr. 2025.

Numéro

Rubrique

Editoração de Artigos