O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

• A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

1. A Revista da Extensão aceita para publicação artigos que apresentem textos inéditos resultados de atividades de extensão ou reflexões relativas à extensão universitária, caracterizando-se como contribuição ao conhecimento sobre o tema. Os artigos devem seguir as normas da ABNT, contendo autor e titulação, e-mail e instituição, e contemplar aspectos formais que indiquem introdução, fundamentação teórico-metodológica, resultados e considerações finais que não excedam oito (8) publicações/citações. A ordem dos autores, com o máximo de quatro (4), deve obedecer à hierarquia do desenvolvimento do projeto ou programa de extensão à qual se vincula o artigo.
  2. A seleção dos artigos para publicação tem como parâmetro a sua contribuição à Educação, dentro da linha editorial da revista. Constituem pontos fundamentais também a originalidade do tema ou do tratamento dado ao assunto, a consistência teórica e a qualidade do texto.
  3. Os originais deverão ser encaminhados para o endereço eletrônico: revistadaextensao@prorext.ufrgs.br
  4. Formato: os textos devem ter no máximo 10 páginas, incluindo imagens, referências e notas; devem ser salvos no formato Word, justificados e apresentados em fonte Times New Roman, tamanho 12, margens 2,5 cm e espaço 1,5. Importante: os artigos devem conter ao menos três (3) ilustrações, uma vez que a revista é uma publicação ilustrada.
  5. Figuras: (fotografias, imagens, gráficos, tabelas, etc.) devem ter resolução mínima de 300 DPI, ser legendadas, com fonte/créditos do autor, e ter demarcado no texto o local de inserção. Os arquivos devem ser enviados separados como anexos. É imprescindível o cumprimento das normas de resolução mínima das imagens para que o artigo seja publicado.
  6. Orientações para envio: os artigos deverão ser encaminhados em Microsoft Word 97-2003, ou em versão superior. As Figuras, Tabelas e Quadros deverão ser incluídas em JPG e serem anexas em arquivo ZIP ou RAR. Os anexos deverão ser legendados, numerados e ter identificada a sua inserção no texto, por exemplo: Figura 1, Quadro 2, Tabela 3. Ao encaminhar o artigo através de e-mail, deve ser colocado como assunto o título do artigo e o nome do autor principal.

Condições para a submissão de artigos

Os artigos encaminhados serão avaliados por dois integrantes da Comissão Editorial. Caso haja necessidade, também serão encaminhados para avaliadores ad hoc.  Os processos de avaliação e seleção têm como critérios: as normas estabelecidas para a submissão de artigos; a relevância social do tema; a consistência teórica e metodológica da proposta; a originalidade e a qualidade argumentativa do texto. Os pareceres são revisados pela Comissão Editorial da Revista e classificados em aceito, aceito com restrição e não aceito. Os trabalhos aceitos com restrição serão devolvidos aos autores para as modificações solicitadas pelos pareceristas. Os autores terão o prazo máximo de sete (7) dias para reenviar o texto alterado ao endereço eletrônico da Revista da Extensão.