Laboratório de matemática na escola: experiências enriquecedoras para crianças e bolsistas de extensão

Autor/innen

  • Cristina Cavalli Bertolucci Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - FACED/UFRGS
  • Nathália Centeno dos Santos Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - FACED/UFRGS

Abstract

Neste artigo, relata-se sobre o projeto de extensão "Matematicando no Laboratório da Escola", com a atuação em dois Laboratórios de Matemática de escolas públicas de Porto Alegre: Escola Estadual de Ensino Médio Anne Frank e a Escola Estadual de Educação Básica Dolores Alcaraz Caldas. Selecionamos três oficinas lúdicas para contar sobre o desenvolvimento: "Cara a Cara de Geometria", "Uno da Multiplicação" e "Pokémon da Divisão". As atividades construídas e aplicadas pelos bolsistas extensionistas têm auxiliado as crianças a se aproximarem da matemática e a vencerem alguns medos em relação à disciplina, além de aproximar os professores regentes das turmas a esse espaço. Destaca-se também a contribuição significativa para a formação inicial de licenciandos em Matemática e Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Veröffentlicht

2025-01-27

Zitationsvorschlag

CAVALLI BERTOLUCCI, C.; CENTENO DOS SANTOS, N. Laboratório de matemática na escola: experiências enriquecedoras para crianças e bolsistas de extensão. Revista da Extensão, Porto Alegre, p. 95–101, 2025. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/revext/article/view/145450. Acesso em: 26 apr. 2025.

Ausgabe

Rubrik

Artigos