Programa Aproxime-se 2020:

ações de Extensão Universitária ancoradas na EaD

Autores

  • Eliane Marina Palhares Guimarães Centro de Apoio à Educação à Distância (CAED) - Universidade WFederal de Minas Gerais (UFMG)
  • Cristina Gonçalves Ferreira de Souza Centro de Apoio à Educação à Distância (CAED) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ana Carolina Borges Gonçalves
  • Raquel Santos Leal
  • Yasmin Sangalete de Lima Francisco

Resumo

 

A extensão universitária, segundo Carvalho (2015), surgiu na Europa, em meados do século XIX, a partir de ações filantrópicas das universidades. No Brasil, a extensão iniciou-se no começo do século XX e abrange uma gama de atividades que vão desde cursos a atendimentos ambulatoriais. A extensão nas universidades brasileiras compõe o chamado ‘tripé’ universitário: ensino, pesquisa e extensão, cuja indissociabilidade é garantida pelo artigo 217 da Constituição Federal Brasileira. Sob este princípio, as universidades vêm trabalhando para que a extensão se reafirme cada vez mais como parte estruturante das relações educacionais. O Aproxime-se é um programa do CAED que, desde 2013, realiza atividades de extensão nos polos de EaD no estado de Minas Gerais, visando aproximar ainda mais o polo e a comunidade, tanto acadêmica como local e, com isso, propiciar a construção de um locus ativo de formação de profissionais e divulgação do saber, da ciência e da tecnologia. O programa visa estabelecer um espaço para discussão de questões atuais, de elucidações à população de problemas por ela vividos e de fortalecimento da formação do aluno da graduação e da atividade docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-04-26

Como Citar

GUIMARÃES, E. M. P. .; SOUZA, C. G. F. de . .; GONÇALVES, A. C. B. .; LEAL , R. S. .; FRANCISCO , Y. S. de L. . Programa Aproxime-se 2020: : ações de Extensão Universitária ancoradas na EaD. Revista da Extensão, Porto Alegre, p. 152–159, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/revext/article/view/123380. Acesso em: 24 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos