REVERBERAÇÕES CULTURAIS NA AUDIÊNCIA PÚBLICA DE ATUALIZAÇÃO DO CÓDIGO CIVIL REALIZADA NA FACULDADE DE DIREITO DA UFRGS

Autores

  • Romero Assis de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcos Vinicius de Castilho Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lucas de Oliveira Melo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

As atualizações legislativas compõem um fenômeno jurídico marcado pelo reencontro da normatividade com a vida comum. Entre fontes e discursos, existem reverberações que, no direito, posicionam a doutrina como autoridade em torno do direito positivo. Este trabalho, assim, tem em vista investigar a presença de reverberações culturais no movimento de atualização do Código Civil, a partir da conferência realizada na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para isso, serão documentados três discursos ali presentes, com a concomitante avaliação da presença de seus modelos dogmáticos. Em uma análise preliminar, dá-se destaque à defesa de uma evolução da responsabilidade civil, da consideração de vulnerabilidade dos superendividados em contratos civis e ao movimento antirracista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius de Castilho Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Discente do curso de Ciências Jurídicas e Sociais - Faculdade de Direito - UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Campus Centro, CEP: 90040-000, Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil. E-mail: marcos.castilho@ufrgs.br

Lucas de Oliveira Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Discente do curso de Ciências Jurídicas e Sociais - Faculdade de Direito - UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Campus Centro, CEP: 90040-000, Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil. E-mail: oliveira.melo@ufrgs.br.

Downloads

Publicado

2025-04-30

Como Citar

ASSIS DE OLIVEIRA, R.; VINICIUS DE CASTILHO SANTOS, M.; DE OLIVEIRA MELO, L. REVERBERAÇÕES CULTURAIS NA AUDIÊNCIA PÚBLICA DE ATUALIZAÇÃO DO CÓDIGO CIVIL REALIZADA NA FACULDADE DE DIREITO DA UFRGS. Res Severa Verum Gaudium, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2025. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/resseveraverumgaudium/article/view/138976. Acesso em: 6 maio. 2025.