Contrato de namoro: uma análise acerca da tutela jurídica do amor líquido

Autores

  • Igor Costa Vieira Universidade Federal de Uberlândia
  • Laura Nascimento Mendonça
  • Thaynná Michel Araújo Ghanthous

Resumo

No contexto da sociedade da informação e do consumo, privilegia-se, em detrimento do estabelecimento de laços concretos e duradouros, uma dinâmica de envolvimento interpessoal em que exista a possibilidade de um desfecho imediato, como o namoro e a união estável. Nesse sentido, o contrato de namoro serve como um instrumento de declaração de vontade de isenção de consequências jurídicas, com o objetivo de determinar que o relacionamento seja um fim em si mesmo, um reflexo do hedonismo contemporâneo. Este trabalho possui o escopo de contribuir para a construção de entendimento favorável à sua validade e eficácia, tanto formais quanto materiais, indo ao encontro da necessidade social. A metodologia adotada baseia-se em pesquisas bibliográficas que envolvem o surgimento da tese do amor líquido, a adaptação do Direito de Família, principalmente, aos princípios constitucionais, assim como do instituto contratual, e finalmente pontos particulares do contrato de namoro. O resultado obtido com o estudo é a tese de que o contrato de namoro deve ser reconhecido como instrumento jurídico relevante à interpretação de um relacionamento, para o fim de determinar as consequências a ele atribuídas.

Palavras-chave: União estável. Namoro. Contrato de namoro. Amor líquido. Direito de Família mínimo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Costa Vieira, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-graduando em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Bacharel em Direito pela Faculdade Prof. Jacy de Assis, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Auxiliar de Gabinete de Juiz do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Conciliador judicial formado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF). Foi pesquisador-bolsista (CNPq) do tema Direito ao Esquecimento. Ganhador do Prêmio Bacurau, conferido pelo desempenho na disciplina de Direito Internacional Público, cursada no âmbito da graduação (FaDir-UFU). E-mail: igor.costavieira@outlook.com. Orcid: 0000-0002-2547-9084.

Laura Nascimento Mendonça

Pós-graduanda em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Bacharel em Direito pela Faculdade Prof. Jacy de Assis, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Estagiária de pós-graduação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). E-mail: laura_nascimentomendonca@hotmail.com.

Thaynná Michel Araújo Ghanthous

Bacharel em Direito pela Faculdade Prof. Jacy de Assis, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). E-mail: thaynnaghantousm@outlook.com.

Downloads

Publicado

13-05-2024

Como Citar

COSTA VIEIRA, Igor; NASCIMENTO MENDONÇA, Laura; MICHEL ARAÚJO GHANTHOUS, Thaynná. Contrato de namoro: uma análise acerca da tutela jurídica do amor líquido . Res Severa Verum Gaudium, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/resseveraverumgaudium/article/view/136922. Acesso em: 29 ago. 2025.