Documentos Preliminares em Operações de Fusões e Aquisições: Natureza, Vinculação e Negociação

Autores

  • Ariel Sigal Barkan UFRGS

Resumo

Resumo: Os documentos preliminares em operações de fusões e aquisições consubstanciam técnica desenvolvida à margem do direito estatal para atender às necessidades de contratações cada vez mais longas, complexas e marcadas por diferentes etapas. Justamente por isso, situando-se em um campo fértil para a força criadora da autonomia privada dos negociantes, frequentemente estes acabam se encontrando em situações pré-contratuais de incerteza quanto às suas posições e consequências jurídicas. Com base nisso, este artigo buscará enfrentar os pontos que acabam por trazer mais dificuldades e ensejar mais litígios nesse campo: a natureza jurídica dos documentos, o nível que estes vinculam e os efeitos jurídicos das negociações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariel Sigal Barkan, UFRGS

Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação do Prof. Dr. Luis Renato Ferreira da Silva. E-mail para contato: ar.barkan@gmail.com

Downloads

Publicado

13-05-2024

Como Citar

SIGAL BARKAN, Ariel. Documentos Preliminares em Operações de Fusões e Aquisições: Natureza, Vinculação e Negociação. Res Severa Verum Gaudium, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/resseveraverumgaudium/article/view/136313. Acesso em: 29 ago. 2025.