REA: Educação para o Futuro: fomentando a inovação no design pedagógico

Autores

  • Rosiclei Aparecida Cavichioli Lauermann UFSM
  • Elena Maria Mallmann UFSM
  • Camila Malu da Rosa UFSM
  • Fernando de Jesus Moreira Junior UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.99542

Palavras-chave:

Recursos Educacionais Abertos. SOOC. Formação de professores. Educação aberta.

Resumo

A produção colaborativa de materiais é cada vez mais frequente na Web 2.0 e essa prática tem se estendido para o contexto educacional, o que implica na necessidade de inovações nas práticas escolares, as quais demandam a formação continuada dos professores. Nesse sentido, este artigo tem o propósito de apresentar e discutir os dados obtidos a partir de dois questionários online aplicados no início e no final da 1º edição do Small Open Online Course (SOOC) “REA: Educação para o Futuro”. As questões escolhidas para serem dialogadas neste artigo permitem verificar a compreensão dos docentes sobre o conceito Recursos Educacionais Abertos (REA) e realizar a análise das práticas pedagógicas dos participantes, antes e depois do curso. A análise de conteúdo foi o método utilizado para a análise das respostas às questões abertas, já as de avaliação com escala de 1 a 4 foram analisadas utilizando o Teste dos Sinais. Dessa forma, conclui-se que o curso sobre REA no formato SOOC potencializou a inovação didáticometodológica e curricular, a julgar pelas mudanças provocadas nas práticas escolares dos participantes como a preocupação com o tipo de licença do recurso disponível na internet e o desenvolvimento da Fluência Tecnológica-Pedagógica (FTP).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

APARECIDA CAVICHIOLI LAUERMANN, R.; MARIA MALLMANN, E.; MALU DA ROSA, C.; DE JESUS MOREIRA JUNIOR, F. REA: Educação para o Futuro: fomentando a inovação no design pedagógico. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 567–576, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99542. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99542. Acesso em: 8 maio. 2025.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas