Aprendizagem colaborativa no ensino de História: a Sala de Aula Invertida como Metodologia Ativa

Autores

  • Lyslley Ferreira dos Santos UNESP-Bauru
  • Thaís Cristina Rodrigues Tezani UNESP-Bauru

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89302

Palavras-chave:

Sala de Aula Invertida. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. História.

Resumo

Com o advento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC),
vivenciamos a necessidade da utilização de metodologias ativas nas práticas pedagógicas dos docentes, sendo uma possibilidade, a Sala de Aula Invertida que, aliada ao uso das TDIC, pode contribuir nesse processo. Esta pesquisa buscou aplicar a referida metodologia nas aulas de História e analisar seus desafios e potencialidades como possibilidade para o processo de ensino e aprendizagem pautado na colaboração em uma sala do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual do interior do Estado de São Paulo. A metodologia de abordagem qualitativa seguiu caminhos teóricos, empíricos e os resultados poderão auxiliar os professores a repensar e inovar suas práticas em sala de aula.

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

FERREIRA DOS SANTOS, L.; CRISTINA RODRIGUES TEZANI, T. Aprendizagem colaborativa no ensino de História: a Sala de Aula Invertida como Metodologia Ativa. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 101–111, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89302. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89302. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador