O uso autogerenciado de videoaulas de química na preparação dos estudantes para exames de ingresso no ensino superior

Autores

  • Charles Silveira Nunes Instituto de Química/UFRGS
  • Marcelo Leandro Eichler Instituto de Química/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89292

Palavras-chave:

Videoaulas, internet, autogerenciada, ensino superior.

Resumo

A ampliação da distribuição de recursos didáticos tem mudado as práticas de ensino e de aprendizagem de alunos e de professores. Este artigo relata uma pesquisa sobre a apropriação de recursos didáticos de tipo videoaulas de química por estudantes em preparação para exames de admissão no ensino superior. Como método foi utilizada uma pesquisa de levantamento, através de questionário estruturado, com a participação de 114 estudantes recém ingressos no ensino superior. Destes, 98 (85,96%) afirmaram terem usado videoaulas de Química com alguma frequência, contra 16 (14,04%) que nunca usaram. Para os alunos que utilizaram videoaulas de Química, 25,53% afirmaram que essa ferramenta foi o método principal, frente a 74,47% que declararam ter sido um método complementar. De forma geral, foi possível constatar que o uso de videoaulas de Química de maneira autogerenciada foi um recurso recorrente e apropriado para os estudantes durante sua preparação para o ingresso no ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

SILVEIRA NUNES, C.; LEANDRO EICHLER, M. O uso autogerenciado de videoaulas de química na preparação dos estudantes para exames de ingresso no ensino superior. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 636–646, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89292. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89292. Acesso em: 1 mar. 2024.