“Eles já nascem sabendo!”: desmistificando o conceito de nativos digitais no contexto educacional
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.85929Palavras-chave:
educação, tecnologias, letramento digital, nativos digitaisResumo
O desenvolvimento das tecnologias digitais trouxe grandes mudanças tanto nas formas de produção socioculturais quanto nos modelos comunicacionais e nas dinâmicas de participação cidadã. A educação, enquanto parte da sociedade, não se isenta dessas mudanças: as linguagens midiáticas transformam o conceito de letramento e abrem novos caminhos para a aprendizagem, crescendo a relevância da compreensão dessas dinâmicas. Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida entre 2014 e 2016 em oito escolas municipais do Rio de Janeiro, com o objetivo de identificar e analisar as percepções dos docentes quanto às habilidades consideradas como essenciais para um uso eficaz e significativo das tecnologias. Para tanto, utilizamos a descrição de van Dijk (2005) sobre as habilidades que constituem o letramento digital. Percebe-se que as habilidades dos alunos com o uso de tecnologias são valorizadas apenas do ponto de vista técnico, não sendo exploradas as habilidades informacionais e estratégicas. Emergem, então, dois desafios principais para a educação: a revisão do conceito de letramento, abarcando as novas linguagens e habilidades do mundo contemporâneo, e a reformulação do papel do professor e, consequentemente, de sua prática pedagógica, em prol da mediação.Downloads
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Publicado
2018-07-21
Como Citar
PISCHETOLA, M.; DAMIANA HEINSFELD, B. “Eles já nascem sabendo!”: desmistificando o conceito de nativos digitais no contexto educacional. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.85929. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/85929. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Tecnologia na educação
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