Teoria dos Campos Conceituais na análise de programação em Scratch
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.79235Palavras-chave:
Teoria dos campos conceituais, scratch, aprendizagem de matemática, esquemaResumo
A compreensão da construção do conceito de ângulo via atividades deprogramação em Scratch foi a base de uma pesquisa de mestrado que originou este artigo. Nessa pesquisa, de caráter qualitativo realizada com dezesseis estudantes do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada na grande Porto Alegre, a Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud foi utilizada na concepção e análise de atividades de programação em Scratch. Concebida como uma teoria que tem como foco o processo de aprendizagem e, particularmente, a aprendizagem de matemática no contexto escolar, como resultado e contribuição deste estudo, destaca-se o papel da Teoria dos Campos Conceituais na interpretação dos esquemas utilizados pelos estudantes em atividade de programação.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-12-27
Como Citar
COELHO DA ROCHA, K.; VINICIUS DE AZEVEDO BASSO, M. Teoria dos Campos Conceituais na análise de programação em Scratch. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79235. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79235. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).