O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.79226Palavras-chave:
pensamento computacional, raciocínio lógico, anos iniciais.Resumo
O raciocínio lógico está presente em atividades em todas áreas de conhecimento, mas de forma geral não é tratado como prioridade no processo de ensino. Torna-se necessário criar estratégias para que esta habilidade seja desenvolvida desde os primeiros anos de escolarização. O pensamento computacional (do inglês, computational thinking) engloba métodos para solução de problemas baseado nos fundamentos e técnicas da Ciência da Computação, e atualmente é visto como uma das formas de desenvolver o raciocínio lógico. Neste trabalho buscou-se, a partir da introdução de conceitos computacionais, trabalhar o processo de raciocínio dos alunos por meio de atividades lúdicas, em uma turma do ensino fundamental. Exemplos incluem conversão de números binários, métodos de ordenação, representação de algoritmos. A pesquisa pautou-se nas ideias do construtivismo de Piaget, do construcionismo de Papert, e no método desenvolvido por Polya acerca da resolução de problemas. Os resultados deste estudo fornecem evidências de que, quando os alunos têm a oportunidade de se envolver em atividades que abrangem os conceitos computacionais, habilidades além do raciocínio lógico são exercitadas e desenvolvidas, possibilitando ainda que adquiriram conhecimentos antes delimitados a áreas específicas, como computação e engenharias.Downloads
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Publicado
2017-12-27
Como Citar
KOSCIANSKI, A.; RODRIGUES DE OLIVEIRA GLIZT, F. O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79226. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79226. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Teorias educacionais aplicadas à TIC
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