Dispositivos móveis e modelagem no ensino de Embriologia

Autores

  • Tatiana Montanari Professora associada do Departamento de Ciências Morfológicas, ICBS, UFRGS.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.79182

Palavras-chave:

Embriologia, Morfologia, ambiente virtual de aprendizagem, tecnologia educacional, educação à distância.

Resumo

O ambiente virtual auladeembrio (http://www.ufrgs.br/auladeembrio) tem
sido utilizado na disciplina de Embriologia do curso de Ciências Biológicas, como apoio didático-pedagógico nas aulas presenciais e no estudo extraclasse. A navegação foi construída com o programa Adobe Dreamweaver. O conteúdo é apresentado em telas do PowerPoint, ilustrado com fotografias macroscópicas ou obtidas em microscópio estereoscópico, de luz ou eletrônico, desenhos realizados com o Adobe Illustrator e mapas conceituais criados com o CmapTools. Exercícios elaborados com o programa Hot Potatoes foram incluídos para aumentar a interatividade e motivar a aprendizagem. Nas aulas práticas, suas imagens são consultadas pelos alunos em dispositivos móveis para apoiar a representação gráfica e em modelagem do desenvolvimento embrionário. Submetido à avaliação discente, verificou-se adesão ao ambiente virtual para o estudo da disciplina e sua contribuição para a aprendizagem. Pela oferta de informação atualizada, apresentada prioritariamente em linguagem visual e com recursos de interatividade, publicada livremente na rede, espera-se ter contribuído para qualificar o ensino dessa disciplina e, por conseguinte, das Ciências Morfológicas.

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Publicado

2017-12-27

Como Citar

MONTANARI, T. Dispositivos móveis e modelagem no ensino de Embriologia. RENOTE, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 2017. DOI: 10.22456/1679-1916.79182. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/79182. Acesso em: 23 abr. 2025.